sábado, 14 de julho de 2012

ANIME MUNDI

A partir desta sexta-feira (13), os fãs de animação vão poder conferir mais de 400 filmes, sendo 80 deles brasileiros, no Festival Anima Mundi, que comemora 20 anos nesta edição. O festival vai até o dia 29 de julho tem uma grande programação. As tradicionais oficinas gratuitas do Espaço Aberto são um dos destaques do evento.

Através delas, crianças e jovens podem ter o primeiro contato com técnicas como stop-motion (na oficina de massinha), desenho animado, zootrópio, areia, pixilation e película. Uma nova atração promete chamar a atenção: a oficina 12i, uma espécie de zootrópio moderno, com tablets que serão animados pelo público. Assim como todas as oficinas, as sessões infantis - todas dubladas especialmente para o Anima Mundi - terão entrada franca.
Os filmes infantis e adultos vão ser exibidos na Praça Anima do Centro Cultural dos Correios, no CCBB, Casa França-Brasil, no Cine Odeon e no Espaço Itaú de Cinema na Praia de Botafogo e no Oi Futuro do Flamengo e de Ipanema, na Zona Sul. A entrada é gratuita para filmes infantis e adultos pagam R$ 8. No ano em que completa 20 edições, o Anima Mundi - criado em 1993 por Aída Queiroz, Cesar Coelho, Lea Zagury e Marcos Magalhães - tem motivos de sobra para comemorar. Além de estar entre os três maiores festivais do gênero, também pode ser considerado o principal motor para a radical evolução que mercado brasileiro sofreu neste período. Hoje, o evento ostenta ainda outro título: entrou para o seleto grupo de festivais qualificados para indicação ao Oscar de curta-metragem de animação. Países como França, Alemanha, Japão, Polônia, Portugal, Estados Unidos, Suíça, Dinamarca, República Tcheca e os estreantes Síria e Tunísia estarão representados nas telas do festival.
Entre os convidados internacionais, o festival receberá PES, apelido do americano Adam Pesapane, famoso por animar objetos cotidianos com humor e ironia, em curtas como 'Roof Sex' e 'Spaghetti Western'. A inglesa Sarah Cox vem falar sobre um longa feito com a colaboração de centenas de crianças do mundo inteiro e Roger Horrocks fará uma palestra especial sobre o neozelandês Len Lye, morto em 1980 e ainda muito citado em trabalhos contemporâneos.

 A partir de 9 de julho, 'Anima Mundi Memória' ocupará o Monumento a Estácio de Sá, no Aterro do Flamengo, na Zona Sul. Em parceria com a Universidade Estácio de Sá, administradora do local, a mostra vai apostar na tecnologia e na interatividade.
O visitante poderá explorar o conteúdo exclusivo através de tablets, painéis informativos, fones de ouvido e computadores. A ideia é exibir trechos, filmes, fotos e histórias do festival, além de celebrar todos os países por onde o Anima Mundi já passou.

 O Festival Internacional de Animação do Brasil, ou Anima Mundi, é um festival de animação que ocorre anualmente no mês de julho nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, no Brasil. Iniciado em 1993, é o maior da América Latina. Durante o festival são exibidos curtas, médias e longas-metragens, seriados e comerciais. As linguagens narrativas e técnicas são as mais variadas e o festival não exige nenhum critério específico.
Por outro lado, o festival promove um concurso internacional de animações para a Internet com critérios específicos, o Anima Mundi Web, que é uma mostra competitiva paralela à que ocorre no Rio de Janeiro e em São Paulo.
O concurso online recebe trabalhos realizados com o programa Flash, que são exibidos no site do Anima Mundi onde os internautas podem participar da votação pela escolha da melhor animação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante pra gente.