terça-feira, 30 de outubro de 2012

Eluveitie


Pertencendo a tempos do crescente cenário europeu de folk metal, o Eluveitie sempre trouxe novos ventos a ele. Eluveitie tem um som autêntico, combinando música tradicional celta de um jeito único com o moderno death metal melódico. Com o novo álbum Everything Remains (As It Never Was) a banda conseguiu aprofundar cada aspecto do seu inimitável estilo, e mais do que nunca faz justiça a sua própria descrição “The New Wave of Folk Metal”.



Originalmente formada por Chrigel Glanzmann no inverno (verão, aqui no Brasil) de 2002/2003 apenas como um projeto de estúdio, o primeiro EP, Vên, foi gravado na primavera suíça de 2003, já único na sua maneira de apresentar música folclórica em pé de igualdade com o metal.



O EP auto-financiado foi ardentemente recebido pela cena local e imprensa, e se esgotou dentro de poucos meses. Em 2004, o Eluveitie assinou contrato com o selo holandês Fear Dark Records, que lançou uma versão remasterizada (e, em partes, regravada) de Vên. E assim seguiram como uma banda “de verdade”, tocando, em turnê pela Europa, com bandas consagradas como Finntroll, Amon Amarth, Ensiferum e muitas outras, e também se apresentando em vários festivais e open airs.

Embora algumas mudanças no line-up ainda estivessem para acontecer, o Eluveitie cresceu como banda e desenvolveu seu próprio estilo.

download CD spirit

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Danças celtas/irlandesas


  Muitos já ouviram falar do sapateado irlandês do Riverdance e do famoso Lord of the Dance e de vários outros grupos e danças irlandesas, porem suas origens e sua evolução é desconhecida de muita gente.
Confira um pouco mais sobre as danças  Irlandesas.



A história da dança irlandesa é por parte fruto de constantes deslocamentos de tribos e povos, através de migrações e invasões chegavam a irlanda. Cada um desses povos trouxeram consigo suas varias formas de danças e músicas. Há poucas referências sobre o surgimento das danças irlandesas, mas há evidências que as origens dessas danças remontam os tempos dos Druidas, quando os antigos povos Celtas faziam danças circulares em festivais e comemorações religiosas da época, curiosamente suas influencias estão presentes até hoje nas ” Ring Dances”. Quando os celtas chegaram na Irlanda, provenientes da Europa Central há mais ou menos dois mil anos, eles trouxeram consigo suas danças próprias que contavam acontecimentos de sua cultura. Há relatos das danças irlandesas cerca de 400 dC, depois da conversão de parte daqueles povos ao cristianismo, os novos sacerdotes adaptaram o estilo pagão de ornamentação para produzir seus manuscritos, enquanto os camponeses mantiveram as qualidades de sua música e dança.

domingo, 28 de outubro de 2012

Rare folk


  Rare Folk – grupo formado em Sevilha capital da Andaluzia – Espanha em 1992. O grupo caracteriza-se principalmente pelas influências celtas e por combinar rock, jazz, música oriental, africana e música eletrônica com suavidade e elegância, criando um som único denominado por eles de Freestyle Folk.


O grupo teve origem no final de 1989 e se intitulavam inicialmente por ‘Os Carallos’, tocavam basicamente em bares nos arredores de Sevilha. Somente em 1992 com seus primeiros contratos profissionais e depois de uma parceria com o selo independente, Q records, permitindo-lhes lançar seu primeiro disco intitulado ‘Rarefolk’, que o nome do grupo passou definitivamente a ser Rare Folk.

download cds


Minotaurus


Banda alemã formada em 1995 que canta praticamente todas suas canções em sua lingua nativa. Hoje conta com 05 albuns que retratam tanto o paganismo em si como também as lendas de seu país. Uma curiosidade é com certeza o nome da banda, que significa uma espécie de pedra monolítica, o mesmo tipo de pedra utilizada em Stonehenge. 





 



sábado, 27 de outubro de 2012

o hávamál (palavras do altíssimo)

Hávamál (Palavras do Altíssimo) é o segundo poema da Edda Poética. Este tesouro foi preservado apenas no Codex Regius e acredita-se que sua composição original seja datada do início do século 10 d.c. e derivado da antiga tradição oral. O poema é mencionado por Eyvindr Skáldaspillir em sua obra Hákonarmál (de cerca de 960 d.c.). Snorri Sturlusson cita uma estrofe do Hávamál na sua Edda em Prosa. Além de conselhos sábios, o poema narra a magia das runas e o sacrifício de Óðinn na árvore Yggdrasill.


download


musicas folclóricas


   Música Celta: O termo música celta é muito controverso, pois os celtas como povo identificável não existem mais. Existem, sim, os povos em que a influência dos celtas é mais visível, como nas chamadas sete nações celtas: Escócia, Irlanda, Pais de Gales, Bretanha (região da França) , Galícia (Espanha) , Cornualha (Inglaterra) e a Ilha de Mann (Grã Bretanha) , assim como os países que sofreram influência desses povos, tais como os EUA e o Canadá (em sua região Norte). Confunde-se muitas vezes a new age com a música celta, mas o fato é que esse estilo tem muito pouco em comum com a música tradicional. A música tradicional celta é composta por danças tais como as reels, as jigas, valsas, marchas, entre outras, que podem ser tocadas por violinos, acordeons, flautas, whistles (espécie de flauta irlandesa) , banjo (usado mais nos EUA) , gaitas de foles, bodhran (instrumento de percussão) , etc. Existem também canções e baladas cantadas acompanhadas pelos instrumentos citados. Um exemplo de música folclórica é a banda Blackmore´s night. Suas músicas falam sobre lendas, poesias, algo que lembra muito a música celta.



     Outro estilo marcante é a música dos países nórdicos. A música dos países de cultura viking (Dinamarca, Suécia, Noruega e Islândia) consiste de danças como a polska (polca) e o schottish entre outras. Nos dias de hoje utiliza-se muito o acordeon e o violino, porém instrumentos mais antigos como a gaita-de-foles e a harpa de boca (que produz um som parecido com o de uma mola!) ainda estão presentes na música folclórica desses países. Os finlandeses por terem origem fino-ugrica possuem cultura diferente dos demais países nórdicos. A música do país é dividida em duas épocas; a antiga ou Kalevala (esse nome refere-se a saga épica dos finlandeses) em que eram utilizados o Kantele (espécie da harpa finlandesa) e o jouhikko (espécie de lira tocada com arco) ; e a época chamada “palimanni” em que a utilização do violino e de danças oriundas de outras partes da Europa (como a polca que tornou-se a Humppa finlandesa) são marcantes.
 
            Música da Idade-Média: refere-se no inicio a músicas de cunho religioso como o canto gregoriano, que surgiu entre 750-850 d. c. provavelmente de origem romana, e acabou tornando-se o canto oficial da igreja católica. No século 14 com o surgimento do movimento “Ars Nova” foi introduzido o contra-ponto (sobreposição de melodias) à música. Da produção de música secular (não religiosa) na idade media destaca-se a música dos trovadores e as canções da obra imortalizada pelo compositor Carl Orff “Carmina Burana”. Esse estilo de musica que teve origem na igreja influencia bandas e músicos até hoje, trazendo lendas e grandes aventuras em suas letras.





sábado, 20 de outubro de 2012

Flagelação



A Flagelação era muito comum em Roma. Na verdade, não consiste numa tortura em si, sendo mais uma forma de punição. Esteve em uso durante a Idade Média mais notoriamente, em exércitos, onde as chicotadas eram um modo de punir guerreiros indisciplinados ou prisioneiros. A quantidade de chicotadas dependia do crime e pouquíssimas vezes ocorriam mortes. O exército britânico era muito famoso por usar flagelação para punir delitos menores.

Muitas cidades apresentavam um posto em praças com um único objetivo: flagelação pública. Desertores, ladrões e traidores foram vítimas comuns a este método de tortura. Na Alta Idade Média, flagelação tornou-se menos comum devido a novos métodos de tortura.

Alguns autores chamam as chicotadas de "morte pela metade" porque a quantidade de pessoas que morreram a partir depois da flagelação por uma infecção, falta de sangue ou de danos a um órgão, foi uma percentagem muito significativa. As chicotadas eram deferidas, geralmente, contra as costas da vítima, mas quando um crime mais grave era cometido o peito poderia ser chicoteado, algo realmente perigoso e doloroso.

Alestorm


Alestorm é uma banda de power/folk metal formada em Perth, Escócia, originalmente com o nome de Battleheart em 2004. Suas músicas são caracterizadas por usar como temática histórias de piratas, razão pela qual eles descrevem seu estilo como "True Scottish Pirate Metal"(Verdadeiro metal pirata escocês). O primeiro álbum da banda foi lançado em 25 de Janeiro de 2008, intitulado Captain Morgan's Revenge.
 


Originalmente a banda consistia de três integrantes, Gavin harper, Stacey Shipman e Christopher Bowes que gravaram o seu primeiro EP independente(Battleheart) em 2006. Logo após o lançamento de seu EP o baixista Dani Evans e o baterista Doug Swierczek entraram para a banda. Battleheart realizou seu primeiro show ao vivo somente depois de 5 dias de conhecerem seus novos integrantes.
O seu segundo EP(Terror on the High Seas) foi gravado no mesmo ano de 2006, agora com Dani Evans gravando o baixo, porém a bateria ainda era programada. Mais tarde no mesmo ano a música "Set Sail And Conquer" de seu EP foi colocada no CD "Battle Metal V" da revista de heavy metal européia Metal Hammer, junto com outras bandas como Týr, Hammerfall, Firewind e Blind Guardian.
No começo de 2007 o baterista Doug Swierczek saiu da banda por motivos pessoais e foi substituído por Ian Wilson da banda Catharist. Mais tarde a banda mudou de nome para Alestorm, depois de ser contratado pela produtora Napalm Records. Seu álbum debut "Captain Morgan's Revenge" foi lançado em 2008. Sua música Captain Morgan's Revenge também foi colocada no CD "Battle Metal VI".
Em abril de 2008 o single "Heavy Metal Pirates" foi publicado para download. Ian Wilson saiu da banda em junho, não podendo ser rápidamente substituído e foi temporariamente colocado em seu lugar o baterista Alex Tabisz. Em agosto desse mesmo ano, Wilson retornou para a banda a tempo de participar dos shows em Ivory Blacks em Glasgow no dia 29 de agosto.
Em setembro de 2008, Bowes anunciou que o guitarrista Gavin Harper tinha deixado a banda, alegando não estar mais tão entusiasmado como no começo quando a banda fora criada. Após um curto período, o baixista Dani Evans trocou de instrumentos e assumiu como guitarrista. No lugar de Evans, Gareth Murcock assumiu o baixo na banda.

INTEGRANTES:

Christopher Bowes - Teclados e Voz
Dani Evans - Guitarra
Gareth Murdock - Baixo
Peter Alcorn - Bateria

Site Oficial: 
http://www.alestorm.net

Downloads:
Alestorm - Captain Morgan's Revenge (2008)
Alestorm - Black Sails At Midnight 2009
Alestorm - Back Through Time (2011)

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Arkona


Arkona (em russo: Аркона) é uma banda russa de folk metal, formada em Moscou.
Há uma grande influência do folclore russo e da mitologia eslava em suas letras, e sua música incorpora instrumentação tradicional russa. Há ainda presença constante de coros como back vocal, algo também típico da música russa. Todas as composições da banda são cantadas e batizadas em russo, sendo seus álbuns também nomeados nesta língua e com todas as escritas em alfabeto cirílico.


Em 2002, na capital russa, Moscou, a vocalista Masha, na época integrante da banda Bloody Mary, fundou um grupo de heavy metal chamado Hyperborea. Como o Bloody Mary era uma banda de gothic metal e Masha estava mais interessada em dedicar-se a criar músicas voltadas ao folclore eslavo, ela teve que criar uma nova banda, que os integrantes da Bloody Mary não quiseram participar, mas para cooperar com Masha, eles gravaram a demo juntamente com ela. Pouco tempo após o surgimento de sua nova banda, a mesma passaria a se chamar Arkona, nome que faz referência à última cidade-castelo eslava, destruída em 1168 pelo cruzado Absalon e pelo imperador Valdemar, o Grande, da Dinamarca.

INTEGRANTES: 

Masha "Scream"
Sergei "Lazar"
Ruslan "Kniaz"
Vlad "Artist"


Site Oficial: http://www.arkona-russia.com

Downloads: 
Arkona - Vozrozhdenie (2004)
Arkona - Lepta (2005)
Arkona - Vo Slavu Velikim !(2005)
Arkona (Rus) - Zhizn Vo Slavu (2006)

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Entre para equipe do blog


Hoje não vou postar nada, apenas quero fazer um pedido a cada leitor do blog "Canto do Guerreiro" Devido a falta de tempo que estou tendo, não estou podendo atualizar o blog, q apesar de pouco tempo de sua criação, já estamos com muitas visitas. Mas para que tenhamos leitores acido, precisamos estar em constante atualização, é por isso que procuro alguém que tenha gostado do blog, e esteja interessado em ajudar, postando algo no blog. Procuro um ou mais editor(a) para formar uma equipe definitiva. Dúvidas? Entre em contato através do Email: cantodosguerreiros@hotmail.com